quarta-feira, 17 de junho de 2009

Campanha Nacional de Apoio ao RPG



É isso aí! Estou apoiando uma iniciativa nacional em prol do RPG (Role Playing Game). Quer saber mais? Clique no banner acima ou aqui e entenda um pouco mais sobre a iniciativa! Comentem e terei o maior prazer em explicar o que é esse jogo. Por enquanto, segue parte de um texto, que esclarece bem as coisas...

Abração!

VAMOS JOGAR RPG?

(Por Thiago Diniz. O texto completo pode ser lido clicando aqui)

Como Explicar o que é RPG para alguém que nunca ouviu falar do jogo?

Ok, isto não é um manual, mas um dos intuitos dessa campanha (e, creio eu, todas as campanhas de RPG precisariam ter um espaço para isso) é mostrar o jogo para quem nunca viu ou jogou. Uma das dificuldades provém de preconceitos bobos (não vou explicar o que é RPG pra minha mãe!) ou então de uma má vontade bem grande por parte de muitos jogadores.

Se o RPG é um hobby fácil, saudável e divertido como nós todos pregamos, porque raios é tão dificil de explicar? Não é dificil, nós é que, geralmente, não queremos explicar. Então, ai vai:

O RPG é um jogo de interpretação, ou seja, você joga fingindo ser uma outra pessoa, como uma brincadeira de mocinho e bandido. A diferença é que, no RPG existem regras. Os livros que nós usamos, contém regras pra nós usarmos nos jogos. Essas regras nos ajudam a fingir ser nossos personagens no jogo. Essas regras, nós chamamos de "sistema". Alguns desses livros também possuem histórias pra usarmos pra jogar.

Além disso, o jogo não tem um vencedor. A ideia principal dele é apenas passar o tempo e se divertir. Não é preciso que ninguém vença o jogo pra ele ser divertido. Para que o jogo fique divertido, nós usamos regrinhas e fichas, para que ele tenha alguma coisa de "jogo".

Um dos jogadores é o Mestre, esse jogador é mais experiente e ele é responsável por conduzir o jogo. Ele é como um diretor. Ele fala pros jogadores como é o mundo que eles vão jogar com seus personagens e interpreta os vilões e todo o resto. Tudo no RPG é pura fantasia, invenção e brincadeira. Nada dele deve ser levado a sério.

Esse resumo é suficiente pra fazer a maioria das pessoas compreenderem o que é o RPG, bem superficialmente. Se a pessoa quiser jogar ou experimentar, convide-a para assistir uma partida, ou apresente-a a algum sistema.

Jogar RPG é fazer amigos

Insisto nessa frase. Não há melhor do que ela. Tudo que estamos, quase "pregando" nessa campanha é isto. Jogar RPG é um modo muito divertido de fazer amizades. Então, pense bem, porque torcer o nariz ou se recusar a explicar ou ensinar alguém a jogar RPG? A "classe" dos RPgistas sempre foi considerada desunida, temos revistas, sites, editoras e outros que apoiam o hobby e continuamos sendo considerados uma classe desunida.

Porque não tentar, nessa campanha, mudar esse quadro?

1 comentários:

Silvania disse...

Historinha::
Cheguei no Sagrada para ensaiar a peça de teatro "não lembro a série" lá estava você e Pablo no RPG...conheci por intermédio de voces e para falar a verdade, devido ao cenário...achei muito complexo...mas se popularizou muito..Parabéns pela iniciativa..

Postar um comentário

Sua participação aqui é um incentivo para a minha criatividade. Obrigado! E volte mais vezes ao meu blog...

 
;