quarta-feira, 14 de abril de 2010

Justa Lei

Não sou, da Lei, profissional, mas acredito na Justiça. Nem que seja a Divina.

Mexendo na(s) ferida(s) nem sempre cicatrizada(s) da segurança pública da “Cidade Sorriso”, rememoro um evento que aconteceu num certo Pátio de Maceió. Faz um tempinho, mas até hoje penso nele, vez em quando... Apesar da minha amnésia seletiva querer o contrário.

Não sou contra ninguém assistir a filmes fora de casa. Até porque, acredito que “cinema é a maior diversão”, mas também é cultura. Agora, analisemos o vídeo abaixo (copiado do blog Contatos Imediatos, de meu amigo Junior Villanova, onde fiz um comentário que vira, hoje, um post aqui):


Agora, vejam esse outro vídeo:


Eu quero acreditar. Mas... vamos pensar. Se estavam (realmente) a serviço, por que, diabos, esses "homens-da-lei-dos-homens" (desculpa a ironia...), não propuseram uma ação “mais inteligente”, quer dizer, alternativa para resolver o caso? Por exemplo, por que não montaram uma guarda na porta do cinema e, após a sessão terminar, não fizeram o “baculejo”, quer dizer, a revista, nos que saíam? Sim, porque acho que eles até sabiam qual a sala de exibição o tal traficante estava, não é? Será que era na do filme "Guerra ao Terror" - vencedor de 9 Oscar? – ou, talvez em outra, mais animadinha?

Ah! Se querem assistir a filmes de graça, vão arranjar uma vaga de lanterninha! (é, mas acho que essa função está extinta...). Ou, então, por que não vão assistir à versão alagoana de "Guerra ao Terror" na periferia de Maceió? Onde deveriam fazer o seu trabalho dia-a-dia? Onde se mata e se morre por nada? Onde a Lei-local coloca o rabo entre as pernas e soca o abuso de poder no rabo? Onde o “crime organizado” não é só força de expressão?

É muita sacanagem mesmo. Só rindo. E esperar que a Lei mesmo, a Justa Lei apareça. Mas acho difícil. Acho que, cedo ou tarde, haverá outro escândalo que nos fará esquecer esse. E depois, haverá mais outro escândalo, que nos fará esquecer o que nos fez esquecer o anterior e, pra variar, haverá outro escândalo... E mais outro... E mais outro... E nós vamos nos esquecer do... do... de... de... de que mesmo?

(Guilherme Ramos, iniciado em 11/03/2010, 21h01 e concluído em 14/04/2010, 5h33)

Quero ressaltar que RESPEITO o trabalho (sério) feito por muitos policiais. Não é por causa de meia dúzia de “maçãs podres” que vamos deixar de apreciar o restante da safra. Tenho amigos policiais e sei o que passam para fazer a Lei acontecer diariamente, em plantões surreais. A esses, com seus “trabalhos hercúleos”, mas, diferentemente do herói clássico sem poderes divinos (mas com uma paciência de Jó em seus trabalhos de Sísifo), meu sincero respeito e admiração. Acreditem na Justa Lei.

Quando fiz esse comentário, ainda não tínhamos as notícias “pecaminosas” de Arapiraca, um caso de Influenza H1N1 numa maternidade, a greve da saúde (durante a campanha de vacinação contra a H1N1), enfim... Não é preciso ser parente de Nostradamus pra esboçar uma profecia como a do último parágrafo, não é? Por falar nisso, qual será a próxima a estampar as manchetes do amanhã? Aguardem. Ela virá.


E depois outra... e outra... e outra... e...

2 comentários:

Jr Vilanova disse...

Gui,

Como estou meio atrasado com as postagens do 'Prosopoético', estou vendo agora que seu -excelente- comentário fora enxertado e virou um ótimo post!

O caminho é realmente esse, amigo... apontar, incentivar a visão crítica das pessoas, porque de outro modo nós nos acomodamos muito fácil ao que é inadmissível! Não é assim?

Parabéns, novamente!
Jr.

Jr Vilanova disse...

Ah, Acho que esse é o post mais indicado pra te convidar a participar de uma nova polêmica! Sua opinião é importante, passa lá no 'Contatos' e participe do Fórum, postagem de 29/04!
Jr.

Postar um comentário

Sua participação aqui é um incentivo para a minha criatividade. Obrigado! E volte mais vezes ao meu blog...

 
;