segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Responsabilidades Assumidas em Excesso




Você é uma criança. Sua “única” responsabilidade é ser feliz. E deveria ser, também, quando se tornasse adulto. Digo “deveria” porque, por algum motivo que não vou revelar (“cada qual com seu cada qual”, já dizia minha avó), mudamos o rumo de nossas vidas.

Com poucos anos de vida, você começa a estudar. Sua “responsabilidade”, agora, é o dever de casa. E é cobrado por isso. Claro que você precisa fazer tais deveres, do contrário não evolui no ensino, pois a prática leva à “semiperfeição”. Nem vem. Ninguém é perfeito! Nem @s (dit@s) perfeit@s idiotas.

Você cresce. Como criança e como ser pensante. E os deveres também. Vai do jardim de infância à metrópole acadêmica. E, sem perceber, cobra-se para concluir suas obrigações como se fosse morrer caso falhe. E o pior: é você quem se autoimpõe. Pode até ter uma “forcinha” dos pais, dos professores, dos amigos, da sociedade, da mídia... Mas é você – somente você – quem permite que isso aconteça.

E arruma um emprego. Ou se torna autônomo. Quase se torna um “autômato” do trabalho. Novamente, sem que lhe digam nada, você cobra a perfeição e a total ausência de falhas. Foi seu/sua chefe que “mandou”? Não. Foi você quem lamentou não ter conseguido. Porque se houvesse um limite no que você consegue fazer (e isso, só você sabe qual), tudo seria diferente.

Aí você paquera, namora, noiva, casa, separa, casa de novo, separa, fica, namora, não fica (porque não está a fim), fica (mas fica por pouco tempo), apaixona-se, não é correspondido, chora (ou não chora), fica com raiva, fica com medo de ficar sozinho, passa um tempo só, apaixona-se mais uma vez, ri do caso passado, novamente não é correspondido, alguém se apaixona por você, você não corresponde, fica sozinho, estuda, faz concurso, fica, fica, não fica, não fica, não fica mais quieto e pensa que “pirou na batatinha”. Acha que não consegue amar e passa a maldizer o amor... (E, no momento da pausa para respirar, tomar um café, um chá, um suco, uma coisa qualquer), você olha para trás, olha para frente e vê que se esqueceu de viver. O presente. Somente. Um dia por vez.

E nesse vácuo, procura recuperar o tempo perdido. Quer sair com @s amig@s, mas eles/elas tem o que fazer. Assim como você também tinha. Afinal, cada um tem seus objetivos na vida. E você? Parou para pensar nos seus? Onde ficou a tal “felicidade” que era “sua” responsabilidade inicial?

Está num sonho, talvez esquecido, que você deixou de sonhar, porque não tinha tempo, devido à idade, ao estudo, ao trabalho, ao relacionamento, à separação, à depressão, à preguiça, às desculpas “pomposas” e sem-vergonhas que usamos contra nós mesmo. E nem sabemos porque. Por quê? Podemos responder?

Nessa dúvida, nessa insegurança, nesse medo, vem a raiva de não saber “para que se veio ao mundo” ou “porque diabos tanta coisa errada acontece com você”. Mas será que tudo o que houve foi, de fato, errado? Analise:

- Se faltou alguém na sua vida para amar, é porque você precisava estar – somente – com você.

- Se o trabalho não vai bem, é porque você precisa arrumar um outro emprego.

- Se a faculdade está péssima, que tal mudar de curso?

- Se as finanças não vão bem, porque não reduzir os custos?

Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... Se... 

... Se você não está feliz como adulto, por que não volta a ser criança? Talvez, naquela inocência, livre do que é bom ou ruim para a sociedade a qual esteja inserido, mas ainda não percebe, esteja uma resposta para suas dúvidas. 

Mas, sinceramente, é preciso mesmo tudo isso? Não é óbvio? Não é simples? Você quer, apenas, ser feliz. E isso, só se consegue de duas maneiras:

- Fazendo o que se gosta.

- Gostando do que se faz.

Está esperando o quê? Ou será responsabilidade demais?
(Guilherme Ramos, 22/09/2012, 11h37.)

Imagem/Google: Atlas, segurando o mundo nas costas. Quer responsabilidade maior do que esta? Pois é exatamente isso o que você está fazendo, nesse momento. E nem percebe...

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação aqui é um incentivo para a minha criatividade. Obrigado! E volte mais vezes ao meu blog...

 
;